quarta-feira, 16 de maio de 2007

Sociedade Carlista

A Sociedade Antiga Filarmónica Montemorense “Carlista” é oriunda de um grupo de filarmónicos que teria sido organizado na primeira metade do séc. XIX, em 1830, sob a regência de Carlos Simões.
. Conhecido simplesmente pelo grupo do “Mestre Carlos”, foi progredindo, até que a 30 de Junho de 1861, vários elementos de posição social acharam oportuno fazer do grupo uma Sociedade. E assim ela fica denominada: Antiga Sociedade Filarmónica a “Carlista”. A legalidade oficial da Sociedade que arrasta consigo a tradição de “antiga”, proveniente da antiguidade do grupo filarmónico, entra na sua efectivação a 21 de Abril de 1862, que é a data da carta régia que aprova o seu primeiro estatuto. A denominação de “Carlista” pensa-se que terá a ver com o nome do seu primeiro regente, o Mestre Carlos.
Vivendo em casa alugada, só em 1888 se muda para sede própria, no local que ainda hoje ocupa.
A sociedade é um pólo cultural importante da cidade de Montemor, mantendo em funcionamento uma banda filarmónica e uma escola de música, e participando na organização de alguns eventos culturais, dos quais se pode destacar o “ciclo da Primavera”. Foi também casa de um grupo de teatro amador durante alguns anos.

Sem comentários: