terça-feira, 17 de julho de 2007

Sociedade Pedrista



A Sociedade Circulo Montemorense (mais tarde também chamada de “Pedrista”) foi fundada em 1862 a partir da divisão política interna dos elementos da direcção da Sociedade “Carlista”.
Um grupo de “progressistas”, em desacordo com o modelo de divisão de classes seguido pelos “regeneradores”, que se encontrava à frente dos destinos da “Carlista”, separara-se e funda uma nova banda de música (finalidade principal de ambas as sociedades na altura), a que deu o nome de “Sociedade Circulo Montemorense”.
Os progressistas, através de acções, conseguem construir um edifício próprio para a sua sede. No entanto, devido à luta entre as duas sociedades, e através de uma jogada do chefe do poder local e principal impulsionador da Carlista, que adquiriu a maioria das acção da sede, a “Pedrista” foi desalojada da sua casa original por acção judicial.
As desavenças entre as duas bandas continuaram praticamente até à extinção da banda da Pedrista no final dos anos 40 do passado século.
Ambas as sociedades vivem hoje em sede própria, em dois bonitos edifícios, tendo a “Pedrista abandonado a banda de música, assim como o grupo de teatro, que também possuiu em passado mais recente.

1 comentário:

Anónimo disse...

Visitei pela primeira vez este fim de semana o Vosso edificio e agradou-me bastante tanto pela sua arquitectura como pela sua história.
Gostaria de saber como se pode associar a este Vosso clube.
Melhores cumprimentos,
LFFSP