terça-feira, 9 de outubro de 2007

Igreja de Santo Aleixo

A antiga igreja paroquial de Santo Aleixo, situada cerca de 8 km a noroeste de Montemor, na herdade do Raimundo, foi construída entre 1525 e 1531 por iniciativa do Cardeal-Infante D. Afonso, quando este dirigia a Arquidiocese de Évora.
A forte pressão migratória e a sua localização acabaram por conduzir à extinção da freguesia de Santo Aleixo (que foi integrada na freguesia de Nª Sr.ª do Bispo) e ao abandono da igreja, que, nos anos sessenta do século passado chegou a servir como escola primária. Entretanto a abóbada da nave centrar caiu e o edifício entrou em abandono total.
No entanto este templo tem enorme valor, não pela sua arquitectura simples, mas por possuir, no seu interior, uma das mais belas pinturas murais renascentistas realizadas no país (que infelizmente ainda não consegui fotografar no estado actual), e para as quais não se prevê um futuro muito risonho.


3 comentários:

Anónimo disse...

Provavelmente não irá já fotografar grande coisa pois todo o painel central foi arrancado e roubado. A Faculdade de Letras da Universidade de LIsboa tem algumas fotos já com o painel central destruido e com as nervuras do tecto em tijolo destruidas. teve um triste fim este edifício importantíssimo para o património de Montemor-o -Novo, para dizer pouco...muito pouco.

manuelbota disse...

Lastimável o estado ruinoso em que está (assim como tantas outras no concelho de Montemor)

Antonio Severo disse...

A nossa identidade está a perder-se ás mãos de gente sem escrupulos, na verdade á algum tempo (bastante) fotografei essa igreja e a sua pintura moral, se tiver interesse em visualizar essas fotos de grande valor documental deixo-lhe o meu mail asfotografia@hotmail.com.
Continuaçao de boas explorações.