terça-feira, 2 de outubro de 2007

Torre da má-hora

Volto hoje ao castelo para falar da torre-da-má-hora (ou torre de menagem), uma das torres que faziam parte do conjunto de muralhas do castelo.
Esta torre, de planta rectangular, rematada por ameias piramidais com acesso por escada interior, tem nela uma das portas de acesso ao castelo (a porta de Santiago ou porta de Évora), e está ligada a uma das lendas de Montemor, à qual deve o seu nome.
Conta-se que, durante o cerco das tropas de D. Afonso Henriques à vila, houve um dos guardas Mouros que uma noite se esqueceu de trancar convenientemente esta porta. E, em “má-hora” o fez, pois as tropas que cercavam o castelo, apercebendo-se do facto, forçaram a entrada e tomaram a vila.

3 comentários:

Anónimo disse...

tipo isto nao e a torre da ma hora. a torre da ma hora e uma historia publicada por manuel lopes da fonseca, em que Campanelo e que conta a historia!. isto e uma pagina da internet enganosa! e so o que tenho a dizer

José Rasquinho disse...

é pena que pessoas que se escondem no anonimato não procurem informar-se melhor antes de falarem. A torre da-má-hora é mesamo o nome dado a esta torre do nosso castelo, e a lenda a ela associada faz parte da memória clectiva das nossas gentes.
Qualquer pessoa de Montemor o sabe!!!

Paginodromo disse...

Para o Sr. Anónimo
Deixai miar quem mia, diz o povo e com razão! Alem de demonstrar cobardia, não se dando a conhecer, o seu espólio cultural, deve deixar muito a desejar, já que a lenda das arcas de peste e ouro referentes ao castelo de Montemor o Novo, até fazia parte de um livro de português, que era o utilizado (na minha altura de escola industrial e comercial), pelo ensino publico, pena não me lembrar do nome. Esse anónimo que vá a este link se continua com duvidas: "http://www.lendarium.org/narrative/as-arcas-do-castelo-de-montemor-o-novo/"
Aproveito para pedir (se possível claro) ao administrador do Blog, José Rasquinho a informação de qual o grau de parentesco entre ele e o meu amigo Francisco Rasquinho!
Atenciosamente: João Gandum
jogandum@gmail.com