terça-feira, 15 de janeiro de 2008

A Laranjinha

O edifício está agora meio abandonado e um pouco degradado, mas aqui foi uma das casas mas conhecidas de Montemor; “A laranjinha”.
Não sei exactamente quando nasceu, mas penso que terá sido logo no princípio dos anos cinquenta, do século passado, que os irmãos Joaquim e José Abelha abriram esta casa.
Com um espaço de boas dimensões, tinha, de início (pelo menos do que eu me lembro dela) duas salas de refeições, e o espaço da taberna propriamente dita, onde estava o jogo que dava nome à casa: “a laranjinha”. E o que era a laranjinha? -Era um jogo tradicional, jogado num rectângulo com cerca de 3 x 6 metros (não sei as medidas certas; isto é o que me lembro assim à distância), com os lados forrados a cortiço para fazer de tabelas, em que eram utilizadas umas bolas de madeira (uma grande com 6 a 7 cm de diâmetro, para cada jogador, e uma pequena, com uns 2 cm de diâmetro, que era a laranjinha). As regras seriam entre o bilhar e a Petanca.
A casa sempre foi muito frequentada, tanto pelos jogos – além da “laranjinha” havia ainda o tradicional “31”, e algumas mesas onde se jogavam cartas – como pela qualidade da cozinha da D. Adelaide.
No final dos anos 60 a casa foi um pouco remodelada, tendo o tradicional jogo, que ocupava muito espaço, dado lugar a um jogo de bilhar e a uns matraquilhos; foram também construídas novas zonas de refeições (pequenas salas) e remodeladas as casas de banho e a cozinha.
Nessa época “A laranjinha” era local preferido por todos os estudantes que vinham de Vendas Novas para o ensino Industrial em Montemor.
Depois foi a decadência até ao encerramento, pois a abertura de outros espaços, com outras condições mais de acordo com os novos gostos das pessoas, foi condenando a maioria destas velhas casas onde o convívio social existia, nem sempre na sua melhor forma, claro, e onde até se faziam alguns bons negócios.

2 comentários:

Anónimo disse...

Pode não ter nada a ver com o assunto aqui tratado, mas porque a cultura é um “bem” importantíssimo a defender, convido-vos a participarem nos VI Jogos Florais de Avis, que já são uma referência no panorama cultural português. Sendo uma iniciativa da Amigos do Concelho de Aviz-Associação Cultural, o regulamento está disponível em www.aca.com.sapo.pt
Concorram e boa sorte.
Saudações culturais.
P’la ACA,
Fernando Máximo!

Anónimo disse...

Conheci bem a "Laranjinha" nos anos 60'.
Almoçavamos là nos dias em que iamos "à vila" (a pé claro) às compras...
A minha madrinha tb era madrinha do Sr Zé
Taberna com um bom cheirinho mto particular... incomparavèl
Por cima da porta havia uma laranja com umas folhinhas...
Um sitio que fez parte da minha infancia
Obrigado