terça-feira, 4 de março de 2008

Ermida de N. Sr.ª da Visitação



O Santuário de N. Sr.ª. Da Visitação, pertencente à Paróquia de N. Sr.ª da Vila, em Montemor-o-Novo, foi construído num pequeno monte nos arredores da povoação (actualmente está praticamente dentro da cidade), no reinado de D. Manuel I, após a descoberta do caminho marítimo para a Índia, nos finais do sec.XV, inícios do Sec. XVI (fala-se no ano de 1499).
O local é lindíssimo, e dele se pode desfrutar uma excelente panorâmica sobre a cidade e a extensa planura Alentejana, desde Vila Franca de Xira à Serra de Monfurado.
A bonita ermida, construída com reminiscências arquitectónicas Manuelinas-Mudejares, tem a fachada decorada com pequenas torres cilíndricas, e um painel central de azulejos. No seu interior podem encontrar-se painéis de azulejos do sec. XVIII, alusivos à vida de Maria, e em salas contíguas, pode-se apreciar uma colecção de mais de duas centenas de ex-votos, composta por retábulos pintados, fotografias, partes do corpo em cera, fitas, e dois animais embalsamados (uma jibóia e um jacaré), sendo o mais antigo de 1799.
Local de devoção do povo de Montemor, e de visita obrigatória.

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Amigo, os afazeres domésticos e profissionais não me vão dando espaço de manobra para isitas mais assíduas. Há poucos meses que vivo em Montemor e tenho aos poucos descoberto um património riquíssimo e uma terra que tem tanto para mostrar. Cada vez mais, à medida que vou conhecendo os cantinhos deste nosso Portugal, convenço-me que este sítio do mundo é único.
Abraços.