terça-feira, 15 de abril de 2008

Baldios - Centro Interpretativo

Com a diminuição de alunos, devido à deslocação de muita gente para os centros populacionais de maior dimensão, muitas foram as escolas primárias, situadas em aldeias mais pequenas, que se viram obrigadas a fechar as portas.
A escola primária dos Baldios, no concelho de Montemor, foi uma delas.

Com a finalidade de aproveitar um edifício de boa construção e em bom estado, a autarquia resolveu transformar a velha escola num novo local, também ele destinado à aprendizagem. Assim, na velha escola dos Baldios, nasce o Centro Interpretativo dos Sítios de Cabrela e Monfurado, com um projecto integrado na Rede Natura 2000, e destinado ao estudo e à divulgação da fauna, flora e meio-ambiente destas duas zonas importantes do concelho.
Nele se pode encontrar literatura e informações sobre os referidos Sítios, um pequeno auditório, e uma sala descritiva das espécies (animais e vegetais) existentes na região.
Pode ainda encontrar-se informação sobre percursos pedestres a efectuar, para observação da Natureza e tonificação do espírito, um apetecível parque de merendas, e, durante alguns fins-de-semana, programas de educação ambiental destinados a crianças.





2 comentários:

Júlia Galego disse...

É uma iniciativa de aplaudir. Não só se aproveita o património construído, como se valoriza o património ambiental, dando-o a conhecer. E só se ama o que se conhece, não é verdade?
Parabéns à entidade que levou à prática esta ideia (suponho que seja a Câmara Municipal de Montemor)
Cumprimentos

Anónimo disse...

Reparei que o autor deste blog também é sensível ao que se passa em Lavre.

Deixo-lhe uma sugestão: visite a escola análoga a esta na citada vila de Lavre e PASME com o tipo de recuperação que estão a efectuar...

Diz-se a propósito de diversos produtos que o resultado é de 2 em 1.

No caso da Escola do Estado Novo de Lavre é de 1 em 1/2...