quarta-feira, 2 de julho de 2008

O Convento de São Domingos

O convento de São Domingos foi um dos maiores dos oito conventos existentes em Montemor durante os séculos XVII E XVIII.
Começado a construir, por iniciativa do casal montemorense Manuel Fragoso e D. Brites Negreiros, em 1565, no local onde já existia uma capelinha gótica pertencente à mesma Ordem. O convento viria a ter uma construção muito demorada, pois só em 1619 o convento e a sua igreja foram ocupados pela Ordem religiosa dos Dominicanos, que nele colocaram uma dúzia de religiosos.

O convento, que serviu ainda de sede a diversas confrarias, foi extinto pelo decreto de Maio de 1834, que acabou com as ordens religiosas em Portugal.
Encerrado pela Fazenda, foi adquirido em hasta pública por Valentim José Salvação, e, mais tarde, pelo lavrador montemorense António Joaquim Marques dos Santos.

O Grupo de Amigo de Montemor adquiriu o convento, põe escritura pública de Maio de 1972, à família Marques dos Santos, recuperando o edifício, que se encontrava bastante degradado, e nele instalou, para além da sua sede, um Centro Cultural, onde funciona um Museu de Arqueologia, uma biblioteca, um Museu Etnográfico, um Museu de Olaria, um Auditório Polivalente, e uma Galeria de exposições.
A igreja deste convento, quase na totalidade revestida a azulejos, está classificada como Imóvel de Interesse Público.

1 comentário:

Hugo disse...

Sou sócio deste museu !!!

abraço