terça-feira, 20 de outubro de 2009

Igreja do Calvário


A igreja Paroquial do Senhor Jesus do Calvário, situa-se junto do Jardim Público e do Cine-Teatro Curvo Semedo, na freguesia de Nossa Senhora da Vila.
A capela original foi construída por volta de 1600, pela Confraria das almas do Calvário, sendo a construção da sala do despacho de 1633.
Em 1690 o templo foi ampliado, ficando o edifício com as dimensões actuais, e em 1716, a sala do despacho foi revestida de azulejos de grande beleza, o que hoje lhe confere a classificação de “Imóvel de interesse público”.
Entre 1953 e 1956 foram feitas novas obras de restauro no edifício, dando origem ao aparecimento do Coro-Alto, à colocação de painéis de azulejos em volta da nave principal da igreja, em tons de azul e branco, representando a Via-sacra, e à pintura de um fresco, do Mestre Domingos Rebelo, no arco triunfal, representado o Calvário de Cristo.

Em 1987 novas obras de restauro foram executadas, contemplando, desta vez, a renovação do telhado, pintura exterior, e a colocação de um painel de azulejos policromáticos na fachada, da autoria de Alberto Pereira Coutinho (executado na Fábrica Sant’Ana de Lisboa), que representa os frutos da sacrifício da missa para a humanidade.




1 comentário:

Paula disse...

As imagens estão excelentes e fiquei a conhecer um pouco dessa Igreja, foi pena não teres fotografado o interior. Também entendo que este espaço se destina mais a divulgar a história e a arte dessas edificações tão antigas.
Um grande beijinho,
Ana Paula