sábado, 24 de março de 2007

Convento da Saudação







O Convento de Nossa Senhora da Saudação, classificado como Monumento Nacional, data do século XVI e pertenceu à Ordem Dominicana, acolhendo sempre grande número de religiosas, até que, no século XIX, foi ocupado pelo Estado, que aí instalou um asilo de infância desvalida, que lá permaneceu até aos anos 60 do século XX.
A Igreja Conventual constitui um interessante exemplar da arquitectura clássico-barroca. Na entrada da Portaria-Mor (antiga entrada principal do Convento) pode ainda observar-se uma esfera armilar, característica da arte manuelina. Também a chamada “Porta das Freiras” na Igreja conventual é encimada por esfera armilar em alto-relevo. O Claustro Conventual data do reinado de D. João III.
O Convento tem sido, nos últimos anos, alvo de obras pontuais. A recuperação parcial das suas coberturas, na segunda metade dos anos 90 do século passado, pela D.G.E.M.N., impediu a derrocada deste que é o mais valioso conjunto monumental do concelho. A Câmara Municipal realizou em 1998 obras de restauro de carpintarias.
Actualmente funcionam no edifício o centro transdisciplinar O Espaço do Tempo, do coreógrafo Rui Horta, e a Oficina de Arqueologia do Programa do Castelo da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.
A ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, em visita realizada esta semana, disse ser uma "prioridade" a recuperação patrimonial do Convento da Saudação, em Montemor-o-Novo, que poderá vir a acolher um centro nacional de artes transdisciplinares liderado pelo coreógrafo Rui Horta.
Será que desta vez as coisas vão avançar, e a tão esperada recuperação se vai concretizar?

Sem comentários: