terça-feira, 20 de novembro de 2007

Lavadouro Municipal

Mais vulgarmente conhecido como “Os Tanques”, o lavadouro municipal fica situado perto da Ermida de S. Pedro da Ribeira, na saída da cidade para o lado de Alcácer.
Após várias diligências nesse sentido, não me foi ainda possível saber ao certo a data da sua construção, mas, e tendo em vista outra construída no concelho, penso que a mesma deverá ter tido lugar no final da década de quarenta do século passado.

Numa época em que o fim da 2ª guerra era ainda relativamente recente, este foi sem dúvida um equipamento importante, construído pela Câmara Municipal, numa altura em que a água canalizada era coisa rara nesta zona da povoação, sendo normal que as pessoas tivessem que ir lavar a sua roupa no Rio (que nesse tempo tinha muita e boa água).
Hoje, com a existência de água em todas as habitações, e com a concorrência feroz da máquina de lavar (menos ecológica, mas mais prática), a utilização “dos tanques” é muito reduzida, se bem que o equipamento se encontre num estado de conservação muito razoável.

1 comentário:

Anónimo disse...

http://www.pfciborrenses.blogspot.com/