terça-feira, 20 de maio de 2008

Couteiro Mor

Um projecto iniciado pelo Sr. Gabriel, que, em 1070, adquiriu a herdade d a Courela do Guita (ou herdade do menhir), situada à saída de Montemor para Vendas Novas, onde, nos seus 40 há cultivou uva de mesas (que comercializava na região) e uva para vinho, que era vendida ás adegas de Pegões e de Borba.
Mais tarde, a administração da herdade passa para os seus filhos, é contratado um enólogo, e, em 1991, foi produzido na Soc. Agric. Gabriel Francisco Dias e Filhos, Ldª o primeiro vinho engarrafado: o “Couteiro Mor”.
Durante os anos 90 foram adquiridas novas herdades, passando a exploração a contar com cerca de 300 ha (dos quais cerca de 130 exclusivamente de vinha), foram reconvertidas as vinhas existentes, e as caves e a adega foram modernizadas.
Hoje são produzidos vinhos de mesa brancos e tintos, espumante, vinho rose, aguardente e vinagre, que são colocados no mercado nacional e estrangeiro.
O “Couteiro Mor” continua a ser o vinho de mesa mais conhecido, e o “Vale de Ancho” D.O.C. o vinho de qualidade superior. Existe ainda o vinho corrente “D. Gabriel”, que é o único comercializado em box de cartão.
http://www.couteiro-mor.com/

Sem comentários: