quarta-feira, 23 de julho de 2008

Bombeiros Voluntários de Montemo-o-Novo

Numa época do ano em que os incêndios são sempre um problema grave do nosso dia-a-dia, não podíamos deixar de nos lembrar dos nossos voluntários.
Depois de várias tentativas falhadas, os voluntários de Montemor foram finalmente formados, em 10-08-1930, por um grupo de Montemorenses de que faziam parte o Dr. Alfredo Maria Praça Cunhal, o Eng. António Justino Mexia da Costa Praça, Jerónimo de Almeida Faria, Luís Pimenta de Aguiar, Francisco Simões Carneiro, e Luís Henrique Fragoso Amado.
A sua primeira sede funcionou, durante cerca de 30 anos, na Rua 5 de Outubro, no local onde hoje funciona o armazém do Grémio da Lavoura.
O actual quartel foi inaugurado em 17 de Janeiro de 1954, e a sua construção deve-se, principalmente aos esforços desenvolvidos pelo então presidente da Direcção da Associação dos Bombeiros Voluntários, o Eng. António Justino Mexia da Costa Praça.
Para manter as funções e actividades sociais a que se propuseram aquando a sua fundação, os Voluntários de Montemor necessitam que o seu quartel seja renovado e ampliado, de forma a responder ás actuais necessidades, um plano que, apesar de já estar aprovado, necessitará certamente do contributo de todos para a sua efectivação.

Sem comentários: