quarta-feira, 1 de outubro de 2008

A Central Eléctrica

Pensa-se que foi em 1927 que em Montemor se inaugurou o uso da electricidade como forma de energia para iluminação pública, vindo depois a estender-se ao uso particular.
Nessa altura, não existindo uma entidade de Energia a nível Nacional, eram os Municípios que tinham que garantir a produção e a distribuição da sua energia.
Penso que este foi o primeiro edifício onde foi produzida a energia eléctrica de Montemor.
No início dos anos 50, do século passado, já ele estava desactivado – com a passagem da distribuição da energia já recebida da rede nacional a passar para o local onde ainda hoje se encontra – restando apenas uma enorme casa vazia, mas onde ainda se podiam ver os suportes aos quais tinham estado fixados os grandes motores que moviam os alternadores, que geravam a energia.
Era então um local muito conhecido pela rapaziada de época, pois nos terrenos anexos, que estavam desocupados, “existia” o então chamado “campo da central” onde se disputavam renhidos jogos de futebol.
O edifício mantém ainda a mesma traça, e encontra-se agora curiosamente ocupado (ao que me parece) por uma empresa de artigos de electricidade.

1 comentário:

Hugo disse...

Ola caro Jose

eu néao conhece este edificio !!