quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Igreja da Misericórdia de Lavre




Situada na Praça da Republica, esta igreja, de construção do sec. XVII, tem uma fachada tão simples que quase passa despercebida.
Composta por um edifício rectangular, com entrada lateral, tem uma nave central, duas capelas laterais e a capela-mor, e um coro alto, que terá sido acrescentado mais tarde, para além da sacristia e outros anexos.
Originalmente foi uma igreja dedicada ao culto religioso, mas actualmente a sua utilização quase exclusiva é como local de velar os defuntos.
As paredes da nave e da capela-mor, que originalmente parecem ter sido em marmoreado e com listas de várias cores, são agora pintadas de branco e verde, e nelas se encontram pinturas murais executadas a fresco e a têmpera, cujo autor se desconhece, mas que se pensa serem do sec. XVIII.




As sete pinturas das paredes da neve representam sete acções de caridade.
Para além das pinturas murais existem também vários retábulos e quadros característicos do estilo barroco, e de grande valor.
Na abóbada da nave, que se encontra com uma enorme racha a atravessá-la em toda a sua largura, encontra-se uma pintura de N. Sr.ª das Misericórdias.












Sem comentários: