quarta-feira, 15 de outubro de 2008

A Leitaria

Pelos muitos anos da sua existência, muitos se lembrarão, neste lugar, apenas da “Casa Catita”. Agora já com restaurante, foi, primeiramente apenas o “Café Catita”.
Mas, se recuarmos mais um pouco, para a década de 50 do século passado, virá à nossa memória a casa que existia neste mesmo espaço, e que era “A Leitaria”.
Era “um café à moda da época”, propriedade do Sr. Coelho, onde, para além do cafezinho de saco e dos galões e garotos, havia a possibilidade de ver televisão. Isso mesmo, A Leitaria foi das primeiras casas em Montemor (juntamente com a Carlista, os Bombeiros, o café do Rádio-Cine, dos que me lembro agora) a ter um aparelho de televisão, e a rapaziada que se juntava para a brincadeira ali pelo Largo de Serpa Pinto – hoje Largo General Humberto Delgado – lá ia dar a sua espreitadela (sempre curta, pois não havia autorização para mais) à caixinha mágica.
Por ali se cultivaram muitas amizades, que rematavam mais um dia de trabalho na cavaqueira e em animadas partidas de dominó e de damas.

Sem comentários: