quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Ermida de S. Luís da Mougueira

A ermida de S. Luís da Mougueira é uma pequena ermida rural, que dista cerca de 8 km de Montemor, e que ficava inserida na área da antiga freguesia de S. Mateus.
A ermida, que tem como padroeiro S. Luís (Luís IX Rei de França), tem a data
de construção, segundo a inscrição existente sobre a porta principal, de 1794, e nela se realiza uma festa litúrgica no Domingo seguinte ao dia 25 de Agosto – dia em que é celebrado S. Luís.
Era tradição que os gados – o santo é o protector dos animais – fossem levados para junto da ermida, e depois circulassem em seu redor enquanto recebiam a bênção. No interior podem ver-se vários ex-votos representando figuras de animais.
A ermida é composta por uma nave central, com dois altares laterais, capela-mor, coro alto, e sacristia. No seu interior podem ver-se diversas pinturas muito coloridas, representando santos, executadas por autor desconhecido durante o sec. XVIII. Na parte superior das paredes laterais existem quatro medalhões com as figuras de S. Luís Rei de França, S. Francisco de Assis, Santa Isabel de Portugal, e S. Luís Bispo de Tulosa.
Parte das pinturas está bastante deteriorada, pois foi coberta de tinta que, em vez de proteger, ajudou ao seu desaparecimento.
A ermida, que se encontrava bastante danificada, sofreu obras de restauro em 1985, durante as quais foram demolidas duas casas que se encontravam junto à capela.
A cerca de 200 mts da igreja, existe uma fonte de mergulho, construída em alvenaria, com um tanque circular e um nicho de S. Luís

2 comentários:

Helena de Tróia disse...

Amigo José:

Obrigada pela sua visita ao meu blog e por querer continuar a seguir o meu olhar. Também gostei dos seus blogs, este em especial por mostrar um pouco do alentejo, uma regiao do nosso pais da qual sou fã!:-))

Hugo disse...

não conhece !!!

a proxima a vez que venho ca em Montemor ....tenho muitos fotografias a fazer !!!

bom fim de semana

hugo