quarta-feira, 26 de novembro de 2008

O Largo do Correio

O “largo do correio” – hoje “Largo da Liberdade” – deve o seu nome ao facto de nele se ter localizado o antigo posto dos Correios Telégrafos e Telefones.
Localizado na antiga zona histórica da vila, tinha de um lado a R. de Stº António (antiga rua dos Oleiros) e do outro a R. Verde (onde nasceu S. João de Deus).
Era um largo amplo, de terra batida, sem árvores nem bancos para descansar à sombra das mesmas, sem carros estacionados, mas com todas as casas habitadas, e com um razoável movimento de pessoas.
O largo era também “sede” de um grupo de rapaziada da zona, que aqui fazia as suas festas dos Santos Populares, e, quando a polícia não estava por perto – nesse tempo havia polícia, e respeito (medo) pela mesma – aqui realizava os seus jogos de futebol.
Apesar do seu novo nome, e do seu novo aspecto, penso que era nesse tempo que o “Largo doo Correio” tinha mais vida e mais liberdade.

1 comentário:

Chaparro disse...

Recordar é viver...

Está lindo está! E assim vai a Cidade, e é está a imagem do concelho?
É o que a Câmara diz que (Investiu nos últimos 10 anos, num conjunto de acções, com as quais visa a inovar, com projectos definidos e colocadas em prática)...