quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Cripta de S. João de Deus

Situada sob a zona o altar-mor da igreja Matriz, a cripta de S. João de Deus deve a sua existência ao esforço do padre eborense João Gomes de Vasconcelos, que, depois de ter aderido à ordem hospitaleira, volta do hospital de Valladolid, para fazer a apologia para fazer a apologia da mesma nas regiões de Lisboa, Évora e Montemor.
Depois de localizar a casa do nascimento de João Cidade, o padre consegue a sua posse, e, em 1602 cria nela um pequeno oratório.
Mais tarde, em 1607, e já com a autorização do vigário da vila e dos responsáveis pelo município, consegue a autorização para implantar a ordem na vila, e construir no lugar da casa uma pequena capela.
Foi sobre esta capela que mais tarde viria a ser construída a igreja que serviria o futuro convento, hoje a igreja Matriz.
A cripta tem um pequeno altar com a imagem do santo, e, nas paredes laterais, vários quadros alusivos à vida e à obra de S. João de Deus.
Na sala que antecede a entrada na cripta existem várias imagens de S. João de Deus, pinturas do santo, e um túmulo de um dos muitos benfeitores que a ordem viria a ter na região.

Sem comentários: