quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Ermida de S. Sebastião

A ermida de S. Sebastião é uma pequena capela do sec. XVII, que fica situada à saída da vila de Lavre, na estrada para o Ciborro, , numa ligeira elevação que fica à nossa direita.
Não sei se ainda é local de culto, nem a quem pertence, pois não consegui descobrir quem tem a sua guarda.
No adro tem um cruzeiro com base e coluna em pedra e com uma cruz de ferro no cimo.

2 comentários:

Ana disse...

Estou a imaginar lá dentro a imagem de S. Sebastião. Fizeste uma boa descrição da capelinha ou ermida como lhe queiram chamar. Aqui perto de Aveiro também há uma Ermida, com uma capelinha um pouco maior do que esta.
A imagem está excelente e fazes bem divulgar estes "pequenos monumentos". Esperemos que haja alguém que os conserve, porque fazem parte do património nacional.
A Capela da Vista Alegre uma maravilha do século XVII, dedicada a Nossa Senhora da Penha de França, foi mandada construir pelo Bispo de Miranda, D. Manuel de Moura Manuel (1632-1699), na sua quinta (perto da fábrica da VA), neste momento encontra-se fechada, por falta de obras, e é considerada monumento nacional. Tenho muita pena porque as paredes interiores são revestidas a azulejos lindíssimos e tem no altar-mor um presépio maravilhoso, penso que deves conhecer.
Um dia destes vou ver se faço umas fotos, se me deixarem.
Beijinhos,
Ana Paula

Os 40 ladrões disse...

Caro Senhor

O seu blogue, as suas fotografias, o seu interesse pelo património, são de felicitar.

Sobre uma rede internacional de traficantes de obras de arte, nomeadamente de objectos de "arqueologia"; arte sacra; e antiguidades, que operou em Portugal durante a década de noventa, a qual, das inumeras proezas que cometeu, conseguiu vender á direccão do Banco Português de Negócios, uma coleccão de jóias ditas egípcias, contrabandeadas de Espanha, pelo valor de cerca de cinco milhões de euros, e vendeu aos museus da Igreja Católica Alemã, centenas de imagens de arte sacra, roubadas no Alentejo, recomenda-se a sua consulta no Fórum Arqueologia, nos tópicos actualmente em apreciacão:

http://arqueologia.informe.com/contrafacn-noo-e-contrabando-de-objectos-ditos-arqueolnigico-dt1431.html

http://arqueologia.informe.com/dn-cada-de-noventa-n-poca-de-vandalismo-e-saques-organizad-dt1490.html

http://arqueologia.informe.com/policia-espanhola-dt355.html

Designadamente, pode-se inteirar como é que foi realizado, e por quem, o assalto á Igreja Paroquial de S. Geraldo no final do ano de 2001.

Atenciosamente, os nossos cumprimentos.