quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Centro Juvenil

Uma ideia vinda a lume há cerca de dez anos, em que, num fórum organizado pela C.M., uma centena de jovens fizeram ao presidente do município a proposta de criar um centro dirigido por jovens ( sem a participação da câmara na direcção), destinado ao convívio e à realização das iniciativas por eles idealizadas.
O Presidente aceitou o desafio, a “coisa” foi-se desenvolvendo, e, no verão de 2008, o Centro Juvenil de Montemor abriu finalmente o seu espaço aos jovens nas instalações do antigo colégio “Mestre de Aviz”, na Av. Gago Coutinho.
Dispondo de vários espaços em regime de porta aberta, como um atelier (galeria), uma sala de jogos (jogos de mesa e jogos de salão gratuitos) e de uma sala de multimédia (com acesso gratuito à Internet, e de espaços de uso condicionado, como estúdio de som, laboratório de fotografia, estúdio de cinema de animação, sala multiusos, e o “espaço sem tabus” (espaço de reflexão e promoção da saúde, e aconselhamento pedagógico e profissional).
Prevê-se ainda o arranjo de alguns espaços exteriores, com a criação de um bar/explanada, um canteiro comunitário, etc., e a construção de um Centro de Apoio ao Movimento Associativo e de uma camarata para jovens que visitem Montemor no âmbito de diversos projectos.
Que os jovens saibam merecer a aposta e a confiança neles depositada, tirando todo o partido deste centro para a sua valorização como pessoas e cidadãos, é o mínimo que se pode esperar.

1 comentário:

Paula disse...

Estes espaços são importantíssimos para o convívio, divertimento, aprendizagem e lazer dos nossos jóvens. Parabéns aos que tiveram esta fantástica iniciatica, que acabou por se concretizar e a ti por a divulgares no teu Blog.
Beijinhos grandes,
Ana Paula