quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Monumento a Simão da Veiga

Este é um monumento, constituído por um painel de azulejo pintado inserido num murete vertical, onde a vila de Lavre (Montemor-o-Novo) homenageia dois dos seus ilustres filhos em simultâneo. São eles: Mestre Simão da Veiga (pintor e cavaleiro tauromáquico) e Simão da Veiga Júnior, seu filho e também um famoso cavaleiro tauromáquico.
O painel é da autoria de Francisco Charneca

6 comentários:

Paula disse...

Uma bela homenagem dos conterrâneos e admiradores destes Senhores Alentejanos, neste belo painel de azulejo, que registaste nesta excelente imagem.
Beijinhos grandes.

Anónimo disse...

meu bisavô :O

Francisco Charneca disse...

Este painel de azulejo é de minha autoria, e não possuia uma fotografia dele.
Peço-lhe autorização para a usar no meu acervo de obras.

um abraço

Francisco Charneca

Anabela disse...

Os meus pais possuem uma tela com motivo tauromático, da autoria do ilustre pintor Simão da Veiga,e estão interessados em vender. Poderia ajudar-me a contactar familiares na perspectiva de poderem, antes de outros, adquirir a tela?
O meu contacto é 2007anabela@gmail.com
Com os melhores cumprimentos
Anabela Lopes

Clara disse...

Que se homenageie sempre aqueles que pela sua coragem, valentia e dedicação são um exemplo a seguir por este povo que,actualmente, tanto precisa de ânimo!
Parabéns aos descendentes, principalmente ao meu querido padrinho, filho e neto dos homenageados, Joâo da Veiga, ele também um resistente no seu Monte da família,lutando contra "ventos e marés" por manter a sua actividade agro-pecuária.
Clara Sequeira

Anónimo disse...

Alguém sabe quantos quadros pintou Simão da Veiga ? Existe algum especial ?