quarta-feira, 11 de março de 2009

Ecopista do Montado

Com um acordo conseguido com a Refer, e algum investimento, a Câmara Municipal transformou os treze kilometros do antigo ramal ferroviário de Montemor-o-Novo, que ligava Montemor à Torre da Gadanha, numa infra-estrutura desportiva e de lazer, que possibilita as actividades ao ar livre , como passeios a pé, de bicicleta, a cavalo, etc. A ecopista do Montado, assim se chama esta estrutura inaugurada no passado dia 8 de Março, que assinala simultaneamente o dia da cidade, o dia de S. João de Deus (o santo hospitaleiro aqui nascido), e o dia da mulher, integra a rede local de Turismo de Natureza, e estará no futuro, integrada na rede transfronteiriça, prevista no Projecto “Naturale”, bem como na expansão da REDE VERDE EUROPEIA.
Deu-se assim uma nova serventia à antiga linha, e à antiga ponte ferroviária sobre o rio Almansor, que, em tempos passados, tão importante foi para o desenvolvimento de Montemor, e que se encontrava desactivada.

2 comentários:

Paula disse...

Muito bem! Se haviam de ficar os carris abandonados, deram utilidade ao caminho já feito. Faz muito bem caminhar e andar de bicicleta, bem precisamos todos!:-)
Gostei da reportagem e das excelentes fotos.
Beijinhos grandes,
Ana Paula

Hugo disse...

Ola Caro Jose

estou com pressa de ir de novo ao Porugal para dar uma grande volta fotografica !!!! e sobre todo em Montemor !!!

boa semana

hugo