quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

A Banda de Lavre


A banda da “Sociedade Fraternidade Simão da Veiga”, de Lavre, fez a sua primeira aparição pública no já longínquo ano de 1889, tendo como principal impulsionador o Cavaleiro e pintor Simão Luís da Veiga, m ilustre filho da terra.

É pois mais de um século de sucessos, de contrariedades, de lutas, de tristezas, mas também de muitas alegrias.

A banda, que entretanto tinha sido enquadrada na “Sociedade Filarmónica Simão da Veiga”, tem uma longa caminhada de actuações e sucessos, e é, em Março de 1995, oficialmente integrada na “Casa do Povo de Lavre”.


Em Agosto de 1998 aconteceu a primeira deslocação ao estrangeiro (Itália), a que se seguiram várias outras, sempre com grande sucesso.

Apostando desde há muito na formação musical, a banda sente grande orgulho na realização, de 1999 a 2004, de seis edições do Curso de Aperfeiçoamento para Jovens Músicos, destinado a membros de todas as bandas do Distrito de Évora, e na sua escola de música, onde uma dezena de docentes transmite a cerca de seis dezenas de alunos o gosto e os conhecimentos da nobre arte.


Actualmente, a Banda de Lavre conta com um quadro efectivo de mais de cinquenta elementos, dirigido, desde Fevereiro de 2001, pelo Maestro, Prof. Fernando Palacino, e pode dizer-se que é uma das mais prestigiadas instituições do concelho de Montemor-o-Novo, sendo um importante pólo de dinamização cultural da região.

2 comentários:

Paula disse...

Adoro ouvir música tocada por Bandas, a última actuação que vi foi aqui no Centro de Congressos de Aveiro, pela Banda da Armada,e que é uma verdadeira maravilha!
Também gostaria de assistir a um espectáculo, por esta Banda, quem sabe um dia não vem aqui à "Veneza":-))
Belíssima reportagem fotográfica!!!
Adorei saber a história desta Banda de Lavre. Muito Sucesso para a mesma!!!
Beijinhos grandes,
Ana Paula

Hugo disse...

Ola caro Jose

algumas palavras para desejar boas festas de fim de ano !!

abraço