quarta-feira, 7 de julho de 2010

A Casa do Povo



Funcionando a partir de 29 de Agosto de 1940, pelo Dec. Lei 30.710, como instituições de providência social de inscrição obrigatória, as Casas do Povo, que tinham sido criadas por Decreto de 22 de Setembro 1933, foram inicialmente organismos de cooperação social, destinadas a melhorar as condições de vida de um sector da população menos protegido, assim como associar os proprietários e os trabalhadores rurais.
Em Montemor, a primeira sede da Casa do Povo, que foi fundada por alvará de 21 de Junho de 1942, situava-se na Rua de Santo António, no local onde hoje se encontram as instalações do jornal “Folha de Montemor”.

Em 1955 a Casa do Povo transferiu-se para novas instalações, na Av Gago Coutinho, compostas de dois pisos, e com excelentes condições para os seus associados. No piso inferior estava situado o Posto Médico, com salas de espera e de consulta e tratamento dos doentes, depósito de medicamentos, secretaria, arquivos, e sanitários, enquanto que, no segundo piso, ficava uma sala com museu de artesanato, gabinete da direcção, biblioteca, arrecadação e uma excelente sala de secções, onde, quinzenalmente eram projectados filmes, com entrada gratuita para os sócios.
Ainda me lembro de lá ver alguns filmes, assim como de este ter sido dos primeiros locais a ter uma sala de televisão pública, quando se iniciaram as emissões da RTP.
Actualmente funcionam no edifício os Serviços da Segurança Social.

Sem comentários: