Uma das zonas do Rio Almansor que me traz muitas recordações, é o Porto das lãs de cima; isto porque, umas dezenas de metros a montante das passadeiras que se existem na zona onde uma antiga estrada romana atravessava o rio, se encontra o “pego do canal”.
O “pego do canal”, que mais não é do que a represa feita para alimentar o canal que conduzia a água para o funcionamento do moinho da Soberba (mais conhecido por moinho do Brito ou moinho do porto das lãs), foi, nos meus tempos de juventude, uma das três “praias” da rapaziada de Montemor.
Situado numa zona rodeada de quintas, uma das quais com uma nora, foi aqui que muitos de nós tivemos as nossas primeiras “aulas de natação”, e onde passávamos alegremente muitos dos nossos tempos livres quando o calor começava a apertar.
A zona, de resto como todo o curso do rio, está agora menos bonita, embora ainda se vejam algumas quintas bem arranjadas. Falta, para além de resolver o problema da poluição das poucas águas que ainda correm no rio, limpar o leito e as margens do lixo e ramos velhos que se vão acumulando.
O rio serviu a cidade durante muitos anos; não lhe devíamos virar as costas!
1 comentário:
je ne connais pas cet endroit !!
Enviar um comentário