Depois de ter falado do Porto das Lãs de cima, seria forçoso falar também do Porto das Lãs de baixo.
Situado uma centena de metros a jusante do anterior, o Porto das Lãs de baixo é o local onde a estrada que leva ao Reguengo de São Mateus atravessa o Rio Almansor.
Como o antigo caminho era destinado apenas a quem caminhava a pé, ou de bicicleta, a passadeira tem apenas a largura suficiente para esse fim; a estrada propriamente dita passa pelo leito do rio, e, quando este corria com maior caudal, ficava cortada. Presentemente o rio tem um pequeno caudal, e, apenas com grandes chuvadas a passagem dos carros fica impedida.
É neste local, mais precisamente na margem esquerda e junto da passadeira, que a Ribeira do Gandum (presentemente bastante poluída) se junta ao rio.
Na outra margem existia a venda do Abelha (hoje Restaurante “a Ribeira”), onde, depois de uma boa tarde de banhos no pego do Canal, a rapaziada gostava de ir fazer um lanchinho para aconchegar o estômago.
1 comentário:
Pena é que na altura da minha juventude, o restaurante a Ribeira (do meu amigo Carlos, ainda não existia, e os banhos da rapaziada da altura, eram feitos no pego do Sangalho e no pego da volta.
Enviar um comentário