segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Igreja do Hospital Infantil de S. João de Deus





Depois de expulsos do país pelo Marquês de Pombal, através da Lei de 1834 que extinguiu as Ordens Religiosas, os Irmãos da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus voltaram à terra do Santo cuja obra se propuseram seguir, adquirindo, em 1950, um terreno onde ergueram um novo hospital, junto do qual viria a ser erguida em 1952, com a ajuda de donativos do povo da terra, esta igreja.
É uma igreja moderna (de acordo com as que se construíram na época), destinada à prática do culto, não só pelos membros da Ordem que prestavam os seus serviços no hospital, e dos doentes nele internados, como da população em geral. 

Composta de uma única nave longitudinal e da capela-mor, é decorada por vitrais e painéis de azulejos alusivos à vida de S. João de Deus.O fundo da abside, em redor do altar-mor, está decorado com uma pintura mural, da autoria do Mestre Domingos Rebelo, representando, ao centro, o Santo ladeado de dois anjos, e, nas partes laterais, cenas da vida urbana.

4 comentários:

Paula disse...

Que bela Igreja! Mesmo moderna é lindíssima, tem belos paineis de azulejo, adorei o vitral e o altar-mor.
Pelas belíssimas imagens e pela descrição que fizeste fiquei a conhecer bem esse belo monumento destinado ao culto cristão católico.
Um grande beijinho,
Ana Paula

Justina disse...

Esta Igreja toca-me profundamente.Além de magnífica transmite-nos uma paz imensa.
Nela rezei, chorei,supliquei e agradeci.
Hoje, volvidos tantos anos, recordo esses momentos e sei que não voltarei a encontrar a paz que senti.
Tenho saudades de voltar lá.

Justina disse...

Esta Igreja toca-me profundamente.Além de magnífica transmite-nos uma paz imensa.Há alguns anos, no tempo da minha juventude, nela rezei,chorei,supliquei e agradeci.Hoje, volvido tanto tempo, penso que não voltei numca mais a encontrar a paz que então senti.
Tenho saudades e gostaria de lá voltar.

Anónimo disse...

Meu nome é João de Deus, pois meu padrinho foi o santo e minha madrinha a médica parteira que fez o parto. Tive sempre curiosidade de saber tudo com respeito a este santo, inclusive comprei o livro que fala sobre a sua vida e só ainda não arranjei o santo en estatua nem aqui em Braga o que me admira.joão almeida.jdeusalmd@gmail.com